Quem sou eu

Minha foto
Ribeirão Pires, São Paulo, Brazil
Pra começar quero deixar claro que não sou um profissional da fotografia, mas um iniciante que busca através dos cliques capturar e congelar a fiel imagem da natureza sem corrompê-la. E o intuito desse blog é difundir minha sensibilidade externada na visão no que se refere a natureza. Tentar traduzir por meio das fotos reflexões que vão além do olhar. E por fim, explanar temas que nos remetem a ações simples de como ajudar à preservação da natureza fazendo dela um meio de vida e não de tortura. "Antes de ser um homem da sociedade, sou-o da natureza. Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido." (Leonardo da Vinci)

Referências da fotografia:

“Fotografia é a utilização de determinadas técnicas para codificar em imagem o mundo pessoal daquele que fotografa. E a foto arte exprime justamente isto, o sentimento do fotógrafo sobre as pessoas, a natureza e o mundo que o cerca.”(Germano Schüür)


"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-las voltar. Não podemos revelar ou copiar a memória."

''Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração.'' (Henri Cartier-Bresson 1908-2004)


"A fotografia excede a mera expressão da realidade, ela é a representação impressa do sentimento do artista, é a possibilidade de ver o mundo através dos olhos de outrem." (Max Ferreira)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ribeirão Pires entra para o circuito das águas e nascentes

Ribeirão Pires é a 12ª cidade a integrar o Circuito Turístico Estadual das Águas e Nascentes. A inclusão ocorreu semana passada após deliberação da Amat (Associação dos Municípios do Alto Tietê), já que a cidade possui características similares de vegetação, clima, localização e produção de água a dos outros 11 Municípios do grupo. Com a novidade, Ribeirão Pires, que já se destaca no cenário do entretenimento estadual com o Festival do Chocolate, ganha mais uma oportunidade de divulgar seus atrativos turísticos. O circuito é composto agora por 12 cidades da região do Alto Tietê responsáveis por produção de água e em cujos territórios se originam nascentes que compõem o Rio Tietê. Em Ribeirão Pires, as águas que desembocam no Tietê têm origem na bacia do Guaió. “Temos sempre de procurar novas alternativas para projetar a imagem positiva de nossa cidade, principalmente se pudermos aliar o fomento do turismo com a preservação ambiental” – explica o prefeito Clóvis Volpi, que esteve acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo na reunião da Amat. “Ainda não fazíamos parte de circuitos turísticos estaduais e esse é um grande salto de qualidade para a nossa cidade” – considera Marcelo Menato. A inclusão de Ribeirão Pires no circuito vai trazer principalmente as vantagens da sinergia e da regionalidade, pois será possível criar ações conjuntas que beneficiem todos os participantes do grupo. Já está em andamento trabalho iniciado pelo Sebrae para detectar as potencialidades de cada Município para eventual criação de roteiros turísticos. Além de Ribeirão Pires, integram o Caminho das Águas e Nascentes os cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires

Ribeirão Pires amplia coleta seletiva e reciclagem

A Estância Turística de Ribeirão Pires dá mais um passo para garantir a preservação ambiental. A Prefeitura, a Fundação Nestlé e a ong Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem, lançaram oficialmente os novos equipamentos que serão utilizados no serviço de coleta seletiva, de prensagem e de proteção individual, além de balança eletrônica. Com o recebimento da prensa, por exemplo, a cooperativa de catadores de Ribeirão Pires – Cooperpires, ampliou significativamente a capacidade de produção. De 600 kg de material prensados diariamente, os cooperados passaram a produzir 2 toneladas/dia. Para viabilizar a operação, o galpão onde os cooperados trabalham necessitou de melhorias estruturais, executadas pela Prefeitura. Maira Vieira Rodrigues, que trabalha há cerca de 2 anos na Cooperpires, conta que as mudanças facilitarão seu serviço. “Sempre chegava cedo e ficava no escuro, agora temos iluminação. Antes, o trabalho era manual e com as novas máquinas contamos tudo ficou bem mais fácil”, afirmou. Além de instalar a nova rede elétrica do galpão, a Prefeitura entregou uma guarita para garantir a segurança do local. Entre os benefícios concedidos pela Secretaria de Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico à Cooperativa estão auxílio transporte e uniforme. O Fundo Social de Solidariedade do município fornece cestas básicas aos integrantes do grupo. “Trata-se de uma conquista que pode melhorar ainda mais. Depende do esforço de todos, do trabalho desenvolvido em equipe”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Lígia Volpi. Mais do que proteção ao meio ambiente, a ação contribui para o desenvolvimento social. “Exemplos como esse estimulam a coleta seletiva e resgatam a cidadania das pessoas que trabalham com material reciclável. Gera novos postos de trabalho e renda, tudo aliado a benefícios à natureza”, declarou a representante da Cempre, Luciana Ziglio. Maior rapidez para prensar os materiais separados para reciclagem também beneficia a população. O serviço de coleta seletiva atende moradores da Vila Suissa, Centro Alto, Jardim Itacolomy, Santa Luzia e toda a região central da cidade. Nas demais áreas do município, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico recolhe o material mediante solicitação e agendamento e encaminha para a Cooperpires. O serviço pode ser solicitado pelo telefone 4828-9100. fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires

Fique à vontade para expor sua crítica ou opnião. Boas idéias enriquece o conteúdo!

Nome:
E-mail:
Mensagem:

Seguidores